Campanha Volta MIRC

 

mIRC x MSN


  Pra não dizer que não avisei: post bem nerd. Aviso dado, agora sim podemos falar sobre esta maravilhosa, antiquíssima, mas ainda assim, atual ferramenta, o IRC! Sigla para Internet Relay Chat, o IRC é mais velho que eu, de verdade. Trata-se de um programa de bate papo que, embora tenha sido concebido para bater papo, pode ser reutilizado para outros fins, como troca de arquivos, por exemplo. Mas hoje em dia, com os MSN Messengers da vida, ainda vale a pena usar este programa arcaico?

  
Sim! O IRC tem peculiaridades que o colocam acima destes programas capitalistas e materialistas de hoje em dia. No IRC não rola webcam, avatar, nem mesmo conversa por microfone. O máximo é uma fotinha, que há algum tempo, antes da onda das câmeras digitais, era escaneada, e quase sempre de algum aniversário de criança. Por mais controverso que possa parecer, no IRC você conhece as pessoas de fato, o psicológico delas, não se deixa levar por aparências ou rótulos, enfim, é algo mais pessoal, mais humano.

  Nada de nicks gigantescos, com caracteres ininteligíveis, ou ainda as abomináveis frases de pára-choque de caminhão. Não, no IRC é o seu nick, e só! Ele não deixa o camarada usar um nick quilométrico, e nem mesmo adicionar acentos. Sim, porque o IRC é chique, ou limitado, entenda como preferir. Ainda tem o nickserv, que protege seu nick! Veja que bacana, ninguém pode usá-lo, a menos que você cometa a mancada de revelar sua senha.

  Os canais são aglomerações de pessoas ávidas por um bom bate papo. Aquilo sim é entretenimento digital, sem limitações, instigante, curioso, enfim, uma nova e imprevisível experiência a cada conectada! No IRC, a lista de contatos, lá chamada notify list, é opcional, e pouquíssimo usada; você encontra seus amigos nos canais, espécies de salas de bate papo, onde animadas conversas acontecem - isso depende, claro, dos participantes do canal. Vejo que no MSN Messenger, as pessoas com quem eu mais falo são aquelas que vejo pessoalmente todo dia. Paradoxal, não?

  O IRC é levinho. Ao contrário do MSN Messenger, que precisa de um computador bom pra rodar, e olhe lá, com o IRC não: ele funciona em qualquer bagaceira, desde que esteja funcionando, tenha um teclado e esteja conectado à Internet. Democracia total!

  No MSN Messenger, sinto que as pessoas se distanciam, ocorrendo um efeito contrário ao intuito da conversa online. Minha lista de contatos é enorme, mas ultimamente, tem dias que não falo com absolutamente ninguém! Ok, sei que pooooode ser que eu seja um chato de galochas, mas no IRC, até estes têm vez. Vai dizer que ninguém nunca abriu um PVT falando "Ajuda aê! Entra no #canal?" A possibilidade de conhecer novas pessoas através do IRC é esmagadoramente maior do que no MSN Messenger, e é exatamente aí que está a graça da coisa toda. Uma pena quase ninguém pensar assim...

  Bom, ficou evidente que eu adoro o IRC. Comecei a usá-lo logo que tive acesso à Internet, e por uns três anos foi uma das minhas maiores diversões. Fiz muitas amizades, algumas realmente boas e que duram até hoje, me diverti bastante, aprendi muito também. Falando sério agora, acho lastimável um programinha tão simples, porém divertidíssimo como este, ter caído no esquecimento. E a troco do quê? Da merda
do MSN Messenger... Ou melhor, nem foi pelo MSN Messenger em si, já que existem outras aplicações bem superiores a ele em termos técnicos, mas sim pela avassaladora campanha de marketing da Microsoft. É, falem o que quiser, mas a Microsoft sempre consegue o que quer, e ela conseguiu transformar o seu programa de bate papo num troço onipresente. Maldita.

 

 

Texto de: Rodrigo Ghedin

 

© 2009 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode